Em Busca de Relevância

Através das experiências que a vida proporciona, como fazer a diferença ...

26 de dez. de 2009

Saindo da zona de conforto



Nestas próximas semanas estaremos, minha familia e eu, enfrentando o desafio de uma mudança de cidade, a 540 km São Paulo, "expatriados" pela empresa.
Na verdade, para minha esposa, isto não é muita novidade pois o seu pai foi pastor atuante, e a cada 3 a 5 anos a organização o transferia para um novo campo de trabalho, levando-a desde criança a conhecer vários recantos deste país. Mas para mim, uma mudança tem algumas implicações que me preocupam: escola das crianças, qualidade de vida, empregabilidade... enfim, o futuro.
Tratando destas últimas questões, sair de São Paulo tem algumas vantagens: o custo de vida deve cair sensivelmente, o dia deve ganhar umas 2 horas a mais sem o trânsito, a vida deve ficar mais tranqüila e provavelmente conseguirei começar alguma atividade física mais sistemática, e provavelmente conseguiremos morar em uma casa com um pouco mais de espaço externo.
Todas estas coisas são muito atrativas e estimulantes do ponto de vista pessoal, porém o revés deste cenário poderia ser: ficar longe do mercado paulistano ao qual tenho estado ligado a mais de 15 anos, distância dos chegados e amizades conquistadas aqui, uma remuneração potencialmente mais baixa no tempo, falta das beneces de uma vida urbana, cosmopolita e consumista (velho vício...hehehehe).
O lado menos individualista disto tudo incluiria a oportunidade de ver meus filhos crescendo em um ambiente mais tranqüilo e saudável, de poder contribuir numa comunidade menor e fazer diferença àqueles que precisam, de poder construir um novo grupo de amigos, incluir e ser incluído entre outros já estabelecidos, e poder recomeçar qualquer plano ou projeto que este grupo tenha vontade de fazer em pról dos outros, sem os vícios dos já existentes... tudo isto também é muito bom!
Sair da zona de conforto sempre gera ansiedade e cria uns cabelos brancos a mais durante o processo de acomodação, mas também isto nos ensina lidar com o desconhecido, a encontrar forças onde antes pensávamos que não havia, e a apreciar as transformações e desafios que vêm pela frente.
E para aqueles que têm uma ligação com o Divino, estas situações são ótimas para exercitar a fé e a dependência  nEle, coisa não muito natural nos dias de hoje.
Bem, creio que estas simples reflexões talvez sejam uma tentativa inconsciente de analisar a situação que se aproxima e estar mais preparado para ela... seja qual for a razão, isto sempre é um aprendizado.

0 comentários:

Postar um comentário